Viners, una vinoteca 100% Online, especializada en vinos Premium y Super Premium

Dezembro de 2018. Calor. Fechando um ciclo. E começar um novo. O graduado em Comércio Internacional Matías Aron, com um Mestrado em Administração de Empresas (MBA) debaixo do braço e o impulso de um homem de 31 anos, e o engenheiro e sommelier Carlos Affur, com a experiência de seus 65 anos e seu tempo em projetos diferentes, eles finalmente decidiram empreender juntos. E, sete meses depois, após um investimento inicial de US$ 150.000 (fundos próprios), lançaram o Viners, um wine bar 100% online especializado em vinhos premium e super premium, com o qual empregam 25 pessoas e esperam fechar o ano com um faturamento de US$ 50 milhões.

"Percebemos que havia uma oportunidade de oferecer um serviço especial para o nicho de turistas que vêm à Argentina em busca de vinhos. Com o passar do tempo e o andamento de nosso estudo de mercado, percebemos que havia também uma oportunidade para o mercado argentino em geral, e não apenas para turistas", compartilha Aron.

Embora o consumo de vinho na Argentina tenha caído nos últimos anos, o segmento de vinhos premium e super premium teve uma tendência inversa, crescendo a uma taxa de 7% ao ano nos últimos anos.

"O consumidor compra produtos com maior valor agregado, maior qualidade, mas em menor quantidade. Além disso, o comércio eletrônico também vem crescendo a taxas extremamente altas, e isso foi enfatizado com a quarentena", diz Aron.

Como todo empreendedorismo, os primeiros passos foram muito difíceis. "É preciso saber sobre todo tipo de assunto, desde questões comerciais particulares, como vinhos no nosso caso, até questões operacionais, financeiras, fiscais, jurídicas, entre outras. ao mesmo tempo, e isso não é fácil", admite Aron. Com o tempo, e quando a empresa começou a mostrar resultados, começou a agregar pessoas à equipe.

A Viners nasceu como uma empresa 100% online, e isso permitiu que os parceiros estivessem preparados para este momento. “Desde dezembro de 2019 estamos nos preparando para um grande crescimento em 2020, ampliando a oferta de produtos, aprimorando processos e agregando pessoas ao projeto. um serviço de excelência", partilha o empresário.

O impacto da quarentena

O impacto da pandemia nos negócios foi enorme e muito positivo para o e-commerce em todo o mundo. "Nosso volume de vendas cresceu exponencialmente. O mercado se expandiu e notamos algumas mudanças no tipo de consumidor. Há consumidores que nunca compraram online e agora estão comprando. Essa crise avançou alguns anos na expansão do e-commerce, ", diz ele. Aron.

Com o crescimento da demanda, adicionaram um novo COO à equipe, Ariel López, e continuam buscando pessoas de diversas áreas que queiram fazer parte deste projeto.

“Também incorporamos novas tecnologias e conseguimos integrar 100% com a Andreani Logística, melhorando o processo de rastreamento de pedidos”, acrescenta Aron. Isso permite que o cliente receba notificações sobre todo o processo de compra, desde a preparação até a entrega. E permite-lhes monitorizar o estado dos envios e actuar atempadamente se houver algum atraso (algo que acontece muito raramente, mesmo neste contexto).

Para apoiar as vinícolas deste complexo atual, lançaram este ano as Viners Stores, juntamente com vinícolas como Zuccardi Valle de Uco, Trapiche Argentina, Trivento, Altos Las Hormigas e todas as vinícolas Alejandro Sejanovich. "Com certeza, no restante do ano lançaremos mais alguns", antecipa.

Mas um dos diferenciais que a Viners oferece é a ferramenta "Teste de Paladar", para facilitar a escolha dos rótulos pelo consumidor. "Com algumas perguntas sobre comidas e bebidas, nosso algoritmo interpreta que tipo de paladar o consumidor tem e indicamos vinhos e varietais de acordo com seu gosto. Foi um trabalho intenso entre meu sócio, Carlos Affur, Head Sommelier da Viners, e a área de Tecnologia", diz Aron.

Olhando para o próximo ano, os parceiros estão trabalhando para lançar seus "Club Viners". "Queremos montar um clube do vinho diferente, com muita tecnologia e onde o protagonista seja o consumidor. A ideia era lançá-lo em 2020 mas, devido ao crescimento da empresa, o projeto está um pouco atrasado, ", concluem.

Meio: O Cronista
Por Laura Mafud
Link: https://www.cronista.com/pyme/businesses/Venden-vinos-por-Internet-y-esperan-facturar--50-millones-20200729-0002.html